Curiosidades

A origem do rock´n´roll

Alan Freed, um DJ americano, foi quem deu o nome rock-n-roll ao ritmo musical, em 1953. Freed criou o termo inspirado na letra de um antigo blues , de 1922, que dizia my baby she rocks me with steady roll (Minha gata me embala com um ritmo constante), uma analogia ao sexo.

De onde vem a palavra "gravata"?

A palavra "gravata" é originária da palavra do idioma sérvio-croata hrvat , que por sua vez saiu do alemão Kravat , que finalmente saiu do francês cravate . Em francês, cravate significa gravata e também croata, devido a uma tira de pano que os soldados croatas (mercenários do Exército francês) usavam, amarrada ao pescoço, no século XVII.

A origem da palavra "suíte"

A palavra suíte, usada para designar os quartos que são ligados a um banheiro independente dos outros cômodos, vem do francês la chambre ensuite la salle da bain , que significa "o quarto seguido do banheiro", designação usada nas plantas dos imóveis. Com o tempo, a expressão foi reduzida apenas a suíte.

Primeiro romance do mundo foi escrito por uma mulher

Uma mulher foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", contando a história de um príncipe em busca amor e sabedoria. A pessoa que escreveu o maior número de romances na história também é uma mulher. Barabara Cartland é autora de nada menos que 723 romances, que venderam mais de um bilhão de cópias em 36 idiomas, fazendo dela também a autora de romances mais vendida do mundo.

Índia é maior produtora de cinema

A indústria cinematográfica da Índia é a maior do mundo. Produz cerca de 700 filmes por ano, emprega 2 milhões de pessoas e atrai 70 milhões de espectadores por semana. Sessenta por cento da arrecadação reverte em impostos para o governo indiano. A enorme quantidade de filmes produzidos reflete-se na qualidade.

Anterior1234Próximo